O que é HCG e como ele funciona?

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez, as concentrações de hCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Sete a dez dias após a concepção, a concentração de hCG alcança 25 mUI/mL e aumenta ao pico de 37 000-50 000 mUI/mL entre oito e onze semanas. É o único hormônio exclusivo da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de hCG tenha acerto de quase 100%. É o único exame que comprova exatamente a gravidez .(fonte: Wikipedia). O HCG não é encontrado no corpo humano, exceto durante a gravidez e em casos raros em que um resíduo de placenta tecido continua a crescer no útero no que é conhecido como um epitelioma coriônica. Ele não é encontrado no homem. O humano tipo de gonadotrofina coriônica é encontrado apenas durante o gravidez das mulheres.

A principal função é manter o corpo lúteo (corpo formado por uma deposição de lipídio no folículo do qual saiu o ovócito secundário para a ovulação). O corpo lúteo secreta dois hormônios: a Progesterona e o Estrógeno. A função da hCG é manter o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação. Garante a manutenção da gestação, inibindo a menstruação e a ausência de uma nova ovulação. É um hormônio que pode ser doado a outras mulheres que estejam em tratamento para ter filhos, pois é essencial na fecundação. (Fonte: Wikipedia)

Importância e Potência de HCG (retirado do livro Pounds and Inches do Dr. A. T. W. Simeon)

Devido ao facto de que o HCG tem nenhuma ação direta sobre qualquer glândula endócrina, a sua enorme importância na gravidez tem sido negligenciado e seu potencial subestimado. Apesar de uma mulher grávida poder produzir até um milhão de unidades por dia, uma  injecção de apenas 125 unidades por dia é suficiente para reduzir peso a uma taxa de cerca de uma libra por dia, quando associado a uma dieta de 500 calorias. Não é exagero dizer que a inundação do corpo feminino com HCG é de longe o mais espetacular evento hormonal na gravidez. Ele tem uma importância enorme para a proteção mãe e filho, e eu mesmo ir tão longe como dizer que nenhuma mulher, e certamente não um obeso um, poderia levar a gravidez a termo sem ele.

O HCG tem certamente sido a Cinderela, e só podemos esperar que seu efeito romanticamente extraordinário sobre a gordura anormal venha a ser a sua Fada Madrinha. O HCG permite que o corpo metabolize a gordura e a use como fonte de energia para alimentar o feto e a mãe. Ele serve como mecanismo de emergência quando é requerido energia pelo corpo. Para a perda de peso é utilizado paenas um pouco deste hormônio para ter o uso do mesmo mecanismo.

No próximo post publicarei a base do estudo do Dr. A. T. W. Simeon ;-)

Até mais!!!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s